CENTRO DE REFERÊNCIA
EM NEFROLOGIA

Promovendo assistencia integral

Desde 2006, o HUSFP é credenciado pelo ministério da Saúde como Centro de Referência em Nefrologia, o que significa exercer papel de auxiliar técnico ao Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento ao paciente com doença renal, nos diferentes níveis de ação, prevenção, diagnósticos e tratamento, também disponibiliza atendimento de convênios e particulares.

O projeto do HUSFP foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), Estado, Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), composta por secretários de Saúde e Ministério da Saúde, pois a Instituição possui estrutura de pesquisa e ensino organizado, com programas estabelecidos e uma estrutura gerencial capaz de zelar pela eficiência, eficácia e efetividade das ações prestadas.

O Serviço de Nefrologia do HUSFP atende cerca de 160 consultas ambulatoriais ao mês, com foco ao diagnóstico e tratamento de doenças renais. Atualmente, o Serviço de Diálise do Hospital atende mais de 120 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal.

O local promove uma assistência integral aos clientes de insuficiência renal crônica, oferecendo as melhores condições para um diagnóstico preciso, tratamento e acompanhamento adequados, o que inclui a realização de transplantes. Além disso, o Centro de Referência em Nefrologia oferece assistência dietoterápica, onde os clientes recebem lanches individualizados ou outra refeição, conforme a necessidade.

No ano de 2012, foi realizado o primeiro transplante entre pacientes vivos e o segundo em março de 2013. A partir de abril de 2013, o HUSFP coloca em funcionamento sua lista de espera para transplantes de rins oriundos de doadores falecidos.

Podem se inscrever nessa lista todos pacientes tratados por hemodiálise ou diálise peritoneal na região sul do estado e que não disponham de familiar compatível para a doação. O paciente interessado no ingresso na lista deve solicitar encaminhamento ao nefrologista assistente e levar o documento até as Unidades Básicas de Saúde, que por sua vez providenciam o agendamento de consulta com o centro transplantador.

É de extrema importância que quem desejar ser doador após a morte informe à família. Só os familiares podem autorizar a doação do indivíduo em morte encefálica.

Serviços oferecidos:

  • Consultório médico: possui uma equipe médica especializada em nefrologia para atendimento e acompanhamento de pacientes.
  • Hemodiálise: oferece tratamento ambulatorial e internado para pacientes portadores de insuficiência renal.
  • Diálise peritoneal: modalidade de tratamento manual ou mecanizado para insuficiência renal realizada no domicílio do paciente.
  • Hemodiafiltração e Hemofiltração em pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo (U.T.I.).
  • Transplante Renal.

Tecnologia

Os equipamentos utilizados no tratamento são os mais avançados disponíveis no Brasil. As máquinas de hemodiálise são importadas da Alemanha e contam com todos os recursos necessários para a melhor terapia.

Qualidade

O Centro é o pioneiro na cidade de Pelotas a disponibilizar o tratamento de água por osmose reversa, considerado atualmente, o mais efetivo para a purificação de água. A osmose reversa permite a obtenção de água do tipo ultra-pura, a qual evita a ocorrência de calafrios e outras intercorrências tóxicas e infecciosas relacionadas à diálise.

O HUSFP participa da Iniciativa Gaúcha de Indicadores (IGI) que é promovida pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN), com a finalidade de comparar os resultados assistenciais por meio de indicadores específicos em diálise, tomando como base as mais recentes diretrizes da área. Dentre as 23 clínicas de diálise do Rio Grande do Sul que participam da IGI, o nosso Centro de Referência em Nefrologia se destacou no controle de anemia para pacientes que sofrem de Doença Renal Crônica (IRC).

Ação Social

O Hospital promove ações educativas de controle de fatores de risco, conhecido como Chico em Ação, além de pesquisas relevantes na área.

Humanização

Para maior conforto do paciente as salas dispõem de TV a cabo, internet, atividades lúdicas, alimentação em horários determinados e atendimento personalizado.
Atendimento 24 horas, pelo telefone: (53) 2128.8313 / (53) 2128.8364